"_Nomeai um a um todos os nomes. Lutaram e Resistiram. A Liberdade guarda a sua memória nas muralhas desta fortaleza"_ Museu Resistência e Liberdade de Peniche é único na europa do Sul_ política sociedade culturas e editorial_!!


António Costa inaugurou no dia das celebrações de Abril um memorial aos presos no sentido de "dar preservação da memória desta prisão política". São 2510 os nomes gravados no memorial. Ou seja o número de cidadãos portugueses que por ali passaram entre 1934 e 1974. Mas, o trabalho de recolha da URAP - União de Resistentes Anti-fascistas portugueses ainda não finalizou. Olga Macedo, que também pertence à direcção da URAP, passou um ano na Torre do Tombo a ver "ficha a ficha" "os 29700 que constam do Registo Geral de Presos da PIDE ( Polícia Internacional e De Defesa do Estado) para estabelecer" diz, "quais destes nomes tinham estado em peniche"_ Duas Mulheres entre os Homens. O Jornal Público dá nota que com a análise da documentação "que a cadeia para onde só eram enviados homens tinha recebido, afinal, duas mulheres.
Os seus nomes já constavam da lista que a URAP tinha começado a trabalhar em 2012 e chegou a haver um terceiro nome feminino ali incluído, mas as dúvidas se tudo não seria um erro eram muitas. Mas, Maria de Jesus e Teresa Marques existiram de facto e estiveram presas cerca de onze meses, em Peniche.
O percurso das duas mulheres nesta sua misteriosa passagem pela cadeia masculina - desconhece-se a razão pela qual foram para ali enviadas - é paralelo. As duas foram "colocadas" à disposição da PIDE, pele PSP de Leiria a 29 de Junho de 1942, ambas foram "transferidas" para o Depósito dos Presos de Peniche a 16 de Julho desse ano e postas em liberdade condicional a 29 de Junho de 43.
Segundo o jornal Expresso, "as duas mulheres terão sido detidas em Souto de Carpalhosa, Leiria, /onde residia Teresa/, 
na sequência de uma revolta popular contra a retirada de cereais da população.
Aparentemente, nem eram muito politizadas mas participaram na revolta activa contra a retirada de bens, durante
a Segunda Guerra Mundial, para enviar para o exército "criminoso" nazi"
o memorial terá espaço para, em data que a direcção do museu achar aconselhável, se colocarem mais alguns nomes que venham a ser encontrados" José Pedro Soares ex-preso político:_ 
Para que a memória não se apague 
e as vozes não calam a Liberdade!!!
Museu Nacional da Resistência e Da Liberdde
National Museum of Resistance and
Freedom_Peniche
**

Carla Bento


 peniche_forte543386d4_base

Comentários