reencantar o quotidiano_Arte Libertária...Multiplicação Sensorial222

passo a citar
2mas construindo o espaço urbano priva-o ordinariamente da fruição sensorial ao vivo. A falta de fruição ou diminui a função imagética como a estimula ... Sensorialmente continuar a sentir a natureza, há frequências que desconectam o Ser Humano da inteligência da Natureza do poder Criativo, e abre-se o "abismo"* ..."A dessacralização da Natureza (a mente não viola o corpo) provocou a desumanização das "novas relações" com a terra e o lugar (distorção espaço-.temporal?) "O Corpo é o Presente", in Público ou "semiótica da comunicação" O homem pós moderno terá perdido a orientação mitológica e cosmológica My Joker red line?!..: Uma dimensão que era fundamental no Homem primitivo e nas civilizações avançadas ancestrais/visionárias Criação de símbolos futurísticos e científicos "Arte"_ Cultura.Identidade
cosmovisão da Realidade.

Le Corbusier, cidades futuristas que batem em equilíbrio com a frequência da natureza
A "habitação" aberta aos ciclos do tempo e aos "ritmos cósmicos"

Armand Collin, La Forme et Le Sens dans La Societé

Na expressão de Patrick Geddes tem-se vindo a processar uma crescente "conurbação" que conduz à criação de uma megalópole ou civilização de megalópoles. Arnold Teynbee afirma que a cidade mundial de oecumenópolis "está em vias de nascer sob os nossos olhos"

"O cosmos reinterpretado" assume novas significação
a importância do Simbolo,
"representação"

"Conquistam-se os desertos, as montanhas e os mares para lazeres. Todo o restante espaço é sujeito a uma urbanização "desurbanizante", em "obediência ao princípio da sua maior rentabilidade" Deve a economia o sentido da mais valia das sociedades capitalistas, dominar o tecido social e a forma como este se oriente e experiência e estabelece "ligames"? Jeen Zeitoun em Semiotique de L'Espace, 1979, Paris, escreve "A Construção Arquitectónica integra-se num processo geral de dessemantização das práticas do espaço". A cidade transforma-se em urbano contínua (ver Litoral Viana do Castela/Setúbal_conurbação_ transformação num único espaço urbano: destruição da cidade tradicional?

"A Democracia assume cada vez mais dimensões ecológicas"... verificando-se que as nacionalidades cedem lugar à mundialização da Existência e a importância da terra cresce em detrimento do território dos estados
"another brick in the wall"_

espaço social=espaço semântico

"O espaço é Humano quando é envolvido por um olhar de Humanidade e tensional quando é visto a partir de uma situação conflitual"

ver A.J.Greimas
semiótica dos espaços Explora" as organizações discursivas da significação
e as "significações que se exprimem no espaço e como forma semiótica"

    Os fenómenos na sua complexidade escapam à ordem binária. Contudo esta deve ser levada em conta pela sociologia e ciências sociais Já que é esta concepção binária que determina a concepção que o Homem faz do mundo e como se relaciona com ele.

São elas:
homogeneidade/heterogeneidade
densidade/rarefação
necessidade/fruição
abundância/privação
liberdade/controlo
consumo/frugalidade
poder/dominação
decisão/submissão

traduzem "descontinuidade"?
Fragmentação da realidade?

O Homem estabelece relações de natureza vária e simboliza e ritualiza essas relações de harmonia com a lógica da "diferença"
nesta se investe a inteligência e afectividade
O "Homem habita em poeta" Martin Heidegger É "Ser de horizontes". Também o habita na memória. movimentos separatistas/independentistas como "moléculas" para preservar a Identidade "O espaço social" vive pela representação... e pela... memória

Maurice Halbwachs Les Cadres Sociaux de La memóire", Paris, Mouton, 1976 pp.30, 31 e 39

"Não é pela memória mas no Sonho que o espírito está mais distante da sociedade: Pelo Sonho, o homem ser de possíveis, constrói novos espaços e novas sociedades." Pela memória veicula e constrói o passado (topias igual a utopias)

È a Imaginação que alarga os horizontes da existência humano possibilitando o Homem a Sentir de uma forma "multidimensional" que se cruza no Pensamento emitido pelo Coração  ..

"comunidade de existências" o mesmo que "comunidade de consciências"
era intraplanetária
planeta Inteligente Terra
..
"Hydrogénium em Saturno"
a existência de "linhas" de força eléctrica, in "Diálogos com a Esfinge", 1996


 in notas perdidas

Planeta Terra em Transição_22.2


Comentários