opinion_ A Guerra do Iraque, o absurdo de Trump, A união europeia e o Irão. "Fazer desenvolver e criar vias de *Comunicação _e distribuição eficazes que cheguem a todos, a toda a população. Justas"

"A Casa Branca está ocupada por um aventureiro perigoso, que não acredita em acordos multilaterais e que olha para o Irão, parte do "eixo do mal" (actualizar) com as mesmas lentes que o seu conselheiro Bolton, que advoga a mudança de regime iraniano pela força. "Violência "Democrática" onde?

A ideologia anti islâmica e de extrema direita de Trump, pesou certamente na decisão.

Alváro de Vasconcelos,
Antigo Director do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia
continua,

"Simultaneamente a posição norte americana (no que diz respeito ao abandono do acordo nuclear com o Irão) descredibiliza futuros acordos, assinados pelos EUA, incluindo com a Coreia. Um acordo negociado durante 12 anos e que segundo os serviços secretos de Trump "tem sido cumprido".

     Mas conta também e fortemente a insistência com que os dois únicos aliados que lhe restam - Netanyahu e o poder saudita sunita - lhe pedem para embarcar numa aventura militar contra o Irão.
Todos os presidentes norte americanos sabem como a "guerra" (?) congrega ... o ... "Apoio?" (vietnam alguém se lembra? quando os jovens norte americanos se recusavam a ir para a guerra ? quais seriam as consequências reais para um país de "semântica " de guerra (belicista?)... "como a guerra congrega o apoio popular em torno da Casa Branca".
Nunca desde a guerra do Iraque foi tão importante a união da Europa, incluindo o Reino Unido. Em 2003, uma Europa unida teria travado Bush

Hoje, face ao nacionalismo brutal de Trump nada é seguro. Mas, é crucial que os europeus não esqueçam que têm muitos aliados na américa"

In, Público

Noam chomsky "leituras do espaço "social"

"obrigada"

Comentários