Aula de Educação_libertária da Primavera(4.)

Rede Nacional de Cuidados de Saúde

1. Para cada uma das afirmações seguintes indique se é "verdadeira" (V) ou "falsa" (F).

1.1- O Plano Nacional de Saúde (PNS) tem como valores a universalidade, a equidade e a solidariedade.
1.2- São tomadas medidas especiais relativamente a grupos sujeitos a menores riscos, tais como as crianças, os adolescentes, as grávidas, os idosos, os deficientes, os toxicodependentes e os trabalhadores cuja profissão o justifique.
1.3- O SNS organiza-se em seis regiões de saúde.
1.4- Deve ser proporcionado o apoio espiritual requerido pelo doente ou, se necessário, por quem legitimamente o represente, de acordo com as suas convicções.
1.5- A igualdade de género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem de diferentes oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas.
1.6- A vida familiar ou privada do doente deve ser objecto de intromissão, de forma a ser possível aplicar um diagnóstico e tratamento adequado.
1.7- A humanização dos cuidados em saúde surge no contexto da abordagem centrada nos profissionais de saúde.
1.8- Todas as informações referentes ao estado de saúde do doente- situação clínica, diagnóstico, prognóstico, tratamento e dados de carácter pessoal - são confidenciais.
1.9- O principal objectivo do Plano Nacional de Saúde é maximar os ganhos em saúde reconhecendo que são relativos através de resultados de saúde adicionais para a população.
1.10- Os cuidados integrados passam por um conjunto de intervenções sequenciais de saúde ou apoio social para promover a reabilitação, readaptação e reinserção da pessoa na sociedade.

II
2.1. No Sistema Nacional de Saúde estão incluídos apenas os serviços de prestação de cuidados de saúde públicos.
2.2. O doente pode desejar não ser informado do seu estado de saúde, devendo indicar, caso o entenda, quem deve receber a informação em seu lugar.
2.4. A protecção da saúde é um direito do estado e um dever do cidadão.
2.5. A dor pode ser avaliada através da escala visual da dor.
2.6. O Estado não apoia o desenvolvimento do sector privado de prestação de cuidados de saúde, uma vez que este faz concorrência ao sector privado.

Bom trabalho (!)

Comentários