Filósofos da "duração"

"no sueñes tu vida. vive tu sueño"

"O homem na sua interioridade objectiva, atento ao passar do tempo e ao movimento da vida", permanente devir, o mundo gira e o movimento é nuclear para o espírito, mente, (intelecto era alma para os neurocientistas) e para o corpo... somos um systema adaptativo complexo "adaptação e aprendizagem" um sistema quando organizado é sempre eficaz diz o livro que "todas as cenas têm de ser coerentes"
Bergson . Francês; filosofia que visa romper com a racionalidade totalizante; rompe com Kant e Hegel. Bergson coloca o problema do tempo e do espaço em termos metafísicos novos- Enquanto que para Kant só é conhecível o que é estabelecido objectivamente, através do prisma das categorias da razão pura, para Bergson, pelo contrário, trata-se de provar que o Pensamento transcende a razão pela intuição.

Conceitos importantes: intuição/devir/duração tiveram uma grande importância para o ensino da filosofia em França. Trata-se de uma concepção espiritualista da inteligência que consiste em integrar o sensível na sua expressão espiritual

Projecto Bergsoniano
1. opor um pensamento pleno a um pensamento formalizante
2. chegar a uma explicação concreta do tempo e do espaço
3. manifestar a riqueza de uma concepção estética da vida e da matéria

(...) "necessidade de uma espiritualidade filosófica necessário no momento em que o Pensamento procurava exprimir o Sentimento na sua plenitude"
suicide squad girl
"Clock time"
Hello, wellcome to the Rainbow world

Comentários