"curiosidades" A criar para a Humanidade

.... "intervalo para o conhecimento"

CONTEXTO EM PRÁTICA DE TRABALHO
Curso: Técnico ComerciaL
Estagiária: Carla Vera Pinto
Local de Estágio: Parque de Campismo Penedo da Raínha
Localização: Amarante/Portugal
Início: 16 de Dezembro de 2013
Fim: 31 de Janeiro de 2014
Entidade Gestora: CLUBE DE CAMPISMO DO PORTO


Breve História
 O Clube de Campismo do Porto surgiu em 1947, na sequência da Associação de Campismo do Porto, tendo congregado vários praticantes de desportos ao Ar Livre, tal como o Campismo. Esta, actividade quando surgiu já em Forma de Clube de Campismo do Porto, na altura tinha muitos adeptos no Porto. As pessoas iam acampar sozinhas, ou em grupos ou grupos de escuteiros, o que na altura, podia ser considerado Subversivo, pois António Oliveira Salazar proibía o associativismo. O que não espanta que, em 1955, tivesse sido submetido a uma comissão administrativa. Outra curiosidade/facto sobre os dirigentes desta organização, é que uma grande parte dos seus presidentes eram comunistas. Apesar, de nos Estatutos, o CCP não defender qualquer ideologia política, o seu peso histórico, parece ser um dos aspectos positivos a explorar, no meu entender, sendo uma das Forças e Oportunidades que referi, na Análise Swot que elaborei – Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, podendo esta aliar-se a uma forte campanha institucional que, neste caso, me parece ser a mais adequada. Ou seja, relevar para 1º plano, a “Atitude” do Clube, organização altamente conceituada pelo seu desempenho e políticas de combate a contrariedades, inerentes à actividade. Outro aspecto que poderá ser explorado: simbolicamente traduz os valores da Amizade e da Liberdade, estando estes bastante associados ao campismo.
 O Clube tem cerca de 5 000 associados e está delineada uma estratégia comercial, uma vez que para a sua óptima subsistência tem de gerir de forma a não ter prejuízo nos seus Parques e na Casa Abrigo de Belói, em Gondomar. No entanto, apresenta também subjacente, um cariz cultural e educativo, sendo responsável por iniciativas várias, destinadas a crianças, jovens e adultos, promovidas pelas suas secções de Montanhismo e Pedestrianismo e, mais recentemente, de cicloturismo, as únicas em actividade, no momento.
            A 29 de Outubro de 1979 é considerado instituição de Utilidade Pública.
Objectivos da Instituição:
 a.Divulgar, promover e orientar a prática e expansão das modalidades de Campismo, Caravanismo, Montanhismo, Escalada Desportiva, Pedestrianismo e outras actividades de Ar Livre;
b.Promover e favorecer actividades de índole cultural, recreativa e desportiva;
c.Instalar, administrar e manter Parques de Campismo, Casas-Abrigo e demais instalações necessárias às actividades praticadas pelo Clube;
d.Participar e colaborar no intercâmbio entre Organizações congéneres, nacionais e estrangeiras.", in Estatutos
    São estes os objectivos fundamentais, proporcionando uma grande margem de manobra para acções estratégicas que visem promover o Clube, os seus serviços, associando os seus serviços a uma Imagem de Marca conceitada na área do Campismo e por extensão, noutras áreas como Cultura, Arte e Educação, por exemplo, garantindo alternativas de lazer e férias várias a todos os seus associados e, no fundo, a todos os que "nos" preferem. Isto implicou uma forte análise de mercado, incidindo esta, sobre factores internos e externos, ligados à actividade, tendo concluído, neste período de estágio, que as perspectivas são então positivas, na medida em que cada vez é maior, o número de pessoas que escolhem férias activas, na procura de novas emoções.

O C.C.P. é composto pelos seguintes Órgãos:
 a.Assembleia Geral
b.Conselho Geral
c.Presidente
d.Direcção
e.Conselho Fiscal
f.Conselho Disciplinar


Apresentação do Parque de Campismo Penedo da Raínha

    Quanto ao Parque de Campismo Penedo da Rainha, o Clube inicia a sua administração em 1998, sendo um espaço mais para a prática de actividades ao ar livre, pela proximidade do Rio Tâmega (existindo várias praias fluviais) e das Serras do Marão, Alvão e Aboboreira, enquanto o Parque de Esmoriz, é um parque de Praia, tendo agora ao dispor um Parque de Autocaravanas que a direcção também tem como objectivo, divulgar.
 Com uma área de 90 000 m2, e lotação para 500 pessoas, o Parque está dotado de caravanas e bungalows para aluguer, totalmente equipados. Dispões de alvéolos com sombra abundante, em 70% da área acampável, com uma vegetação abundante e diversificada (choupos, abetos, carvalhos, pinheiros, sobreiros, plátanos, castanheiros, etc). Um aspecto importante para refrescantes pausas em alturas de altas temperaturas. Localiza-se a 1300 metros do centro da cidade de Amarante, muito rica em património histórico/ Cultural, sendo por isso muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros. Apresentando potencialidades tanto para se promover o Turismo Cultural, como o Turismo Religioso, ou o Turismo de Aventura. Parecem portanto, serem inúmeras as possibilidades a explorar, no sentido de garantir um trabalho original e eficaz de "assistência" na Comunicação da organização.
    O campismo é a actividade principal da empresa, apesar de animações várias são realizadas no Parque todos os anos. As modalidades, é a tenda, a caravana, ou o aluguer de Bungalows e caravanas. Refira-se que se trata de uma oferta marcadamente sazonal com um grande fluxo de turistas no Verão e um movimento reduzido no Inverno. Sendo este um dos principais obstáculos a "contornar". No fundo, todo o meu trabalho se centrou directa/indirectamente neste objectivo nuclear e que pode inverter de forma gritante, a tendência para se associar o campismo no Inverno, ao desconforto, por exemplo. A minha acção também abarcou a conquista de mercado e de posicionamento, tanto a nível nacional como internacional. Isto implicou um estudo de diferenças turístico/culturais, as diferenças de necessidades etc. Por exemplo, os campistas estrangeiros, aliam as actividades ao ar livre ligadas ao campismo, com mais preocupações ecológico/ambientais, do que os turistas portugueses.
            Quero acrescentar que tendo por base o que aprendi e assimilei na componente teórica do Curso Técnico Comercial, a apresentação das minhas ideias e iniciativas, especialmente na área da promoção/animação, por exemplo, do Parque, apresentam custo zero ou um investimento bastante reduzido, defendendo uma estratégia de parcerias e de Política de Responsabilidade Social, em proporção aos resultados comerciais daí decorrentes.
TAREFAS REALIZADAS

 •A 17 de Dezembro de 2013, visita à sede do Clube de Campismo do Porto, sito na Rua D. Manuel II, nessa cidade, para primeiros contactos e conhecer melhor as suas necessidades, enquanto organização. É a entidade gestora do Parque de Campismo Penedo da Raínha. Recolha de informações sobre a História do clube, missão e necessidades "Imediatas". Visita à Sala da Direcção, ao Museu e aos Serviços Administrativos. Após a reunião de algumas ideias, sugiro o Marketing de Relacionamento e a importância das parcerias, algo que já é feito mas em dimensões reduzidas. Como base na Imagem que o Clube pretende transmitir para o exterior, pareceu-me que seria importante as instituições escolares, artísticas e desportivas e, claro, nos tempos que correm, o 4º Poder: os mass media, sendo estes, fundamentais e também eles responsáveis pela formação/educação das populações.
Unidades aplicadas:
Comunicação e Relações Interpessoais
·        Conceito de empatia e assertividade
·        O relacionamento interpessoal que resulte na transmissão de uma mensagem clara e eficaz
·        Comunicação não verbal
Gostei muito da forma como a Direcção do Clube me recebeu, fornecendo-me toda a informação considerada útil, para me inteirar sobre a estrutura/funcionamento da organização e, deixando abertura, para ideias e iniciativas, na área da comunicação, uma das minhas tarefas, para além da assistência na recepção.
Plano de Marketing: estudo do posicionamento de mercado, e do estilo das parcerias a encetar/ a continuar. Aposta na educação/arte/desporto e Mass media.
Técnicas de Vendas: Marketing de Relacionamento
Publicidade: Pub institucional, press release
•Leitura dos Estatutos do Clube; investigação sobre itens vários ligados ao Campismo, ao Clube, à cidade de Amarante através de pesquisas na net, leitura de revistas especializadas, prospecto informativos e turísticos etc...
 1.Acampar (várias edições) - orgão informativo do Clube, destinado aos associados, para dar a conhecer as suas políticas de actuação e actividades etc
2.Boletim da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
3.Roteiro Campista, este especialmente para estudo da concorrência e ter uma ideia geral sobre os preços;
4.Prospectos turísticos sobre Amarante e Rota do Românico, que também abrange o Vale do Sousa, em Inglês, Francês, Espanhol e Português
5.Pesquisa na net: temas vários que me parece interessante explorar e que poderiam levar a informações "curiosas e criativas" da Actividade em si, por um lado e sobre as potencialidades turísticas do meio - Amarante - que se insere o Parque, por outro: "Fogo de Campo: Mitologias/Lendas"; Consequências para a economia a actividade campista; Campismo como criação/extensão de relações sociais; Campismo e Saúde; História secreta do campismo em Portugal, Líderes Comunistas do Clube de Campismo do Porto e a sua Acção; Campismo e instinto de Aventura, etc...
Unidades aplicadas:
Marketing – Principais variáveis – “produto, preço, distribuição e comunicação”
Marketing Comercial – encontrar formas originais de divulgação/promoção, no sentido de marcar um posicionamento conceituado
PUB – Elaboração de um Press para público estratégico que tivesse como objectivo de uma forma informativa e artística ao mesmo tempo, apresentar o Parque a certas instituições/organizações, como consulados ou Associações de Desenvolvimento local, ou Regiões de turismo nacionais e internacionais;
Comércio – missão e estratégia da empresa
Documentação – Carta de Apresentação
Técnicas de Venda – como promover a baixos custos ou “à boleia”; conhecer o serviço, a organização e ser elemento participativo na divulgação desta (Empresa comercial);
Comunicação e Relações Interpessoais e Arquivo.
·        Estudo aprofundado sobre o Pedestrianismo, inclusive entrevista ao Psicólogo Ricardo João, que trabalha com os melhores psiquiatras da Ordem; investigação sobre as diferenças culturais nos praticantes da actividade estrangeiros e portugueses:
- os estrangeiros têm uma maior preocupação ambiental, gastam mais dinheiro nas rotas, utilizam menos carro e recorrem a informação “oficial” (em vários países, como a Áustria ou a Noruega, as entidades oficiais são as grandes responsáveis pela informação sobre o pedestrianismo) – dá outra imagem – consequências massivas a nível de divulgação; trabalho externo: pesquisa de rotas menos divulgadas, no Posto de turismo, câmara e através de associações de desenvolvimento local, ex: Viver Canadelo: Rota do Marancinho e Rota de S. Bento.

Unidades aplicadas:
Plano de Marketing: força/oportunidade;
Marketing Comercial: investigação sobre o serviço a promover e a potencializar
Comunicação e Relações Interpessoais: exploração do tema “Pedestrianismo”
Publicidade: Campanha publicitária “Shocking”: artística e ecológica, e documental, essencialmente captando mercados estrangeiros – vai de encontro à visão deles que alia o ambiente à importância da Arte na formação da consciência Humana. Muito informativa pode passar desconhecida ou tornar-se maçuda, provocando os efeitos contrários ao pretendido: promover e levar ao consumo de um serviço, no caso o campismo. Estudar parcerias para a Comunicação.
Documentação, Técnicas de Vendas, Arquivo por assunto
Software Primavera -  (criação de um sistema informático mais social, que permitisse ao Clube, comunicar gratuitamente em situações de informação sobre as actividades, convites, felicitações (Fidelização de Clientes, Inglês- Vendas), à semelhança do Primavera, líder de mercado em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Portugal)

Nota: Não se trata de um mercado canibal. A concorrência é encarada de uma forma saudável. Se ler mos o Estatuto, um dos objectivos aqui referidos do CCP, são “intercâmbios com congéneres nacionais ou estrangeiras. Uma visão de cooperação do mercado – marcar posicionamento como Nação portuguesa: consequência. Ex: Acampamento Inter-sócios, que anualmente decorre no Parque de Campismo Penedo da Rainha, em Amarante e outras iniciativas organizadas entre vários Clubes e associações ligadas ao sector do Campismo.
           
·        Análise Estatística do fluxo de estrangeiros em 2012/2013 – estudo das origens, tempo médio de estada, variações etc …. Conlcusão: apesar de uma forma geral, os campistas terem decrescido – a direcção atribui este facto à crise geral – aumentou o número de estrangeiros.
·        Sugestão para Caixa de Sugestões e solicitação de emails a turistas estrangeiros, como forma de acompanhar e fidelizar;

Unidades aplicadas:
Técnicas de Vendas e Gestão de Stocks
Marketing Comercial, Plano de Marketing e Inglês Gestão de Stocks – estudar possibilidades de novos mercados o que implica o estudo do segmento –alvo, na procura de potencializar novas áreas de intervenção e de como facilitar o acesso – a nível de informação nas saídas rodoviárias principais e em locais estratégicos, do Parque de Campismo de Amarante.
Fidelização de Clientes  e Inglês – Acompanhamento pós-venda
Publicidade – sugestões de cooperação com instituições escolares, de desenvolvimento loval, e oficiais como consulados etc, para a aposta numa imagem conceituada e altamente credível e por inerência, a Política de Responsabilidade Social
Softaware Primavera (visita de estudo às instalações: ficamos a conhecer a política de responsabilidade social da empresa) facilita  a promoção/divulgação da instituição. A PUB e a forma como a mensagem é direccionada, tem a responsabilidade de “tornar comum” ao comunicar através dos mass media e, Vender.
·        A 20 de Janeiro reunião com o agricultor/formador biodinâmico Henrique Bastos, no sentido de me informar sobre este tipo de agricultura, que em pequenas áreas e com poucos recursos, garante uma produção para a família e ainda para ter rendimentos. Esta ideia veio de encontro ao facto de ter tido conhecimento que existia alguns campistas que faziam umas experiências de cultivo no interior do Parque de Campismo.
·        Elaboração de um questionário direccionado: especialmente destinado a licenciados/agricultores das várias áreas e associações de desenvolvimento local. Objectivos: interligar conhecimentos num tipo de agricultura sustentável e ver a receptividade dos “campistas/população” a um workshop, que ensinaria a criar uma horta.
·        Sugestão de animação para fins de semana, recorrendo a artistas da terra, como expressão dramática, conciliada com música, poesia, fotografia, etc (animação dos campistas residentes;
·        Participação na Jangada Saramaguiana, através da realização de um acampamento. Trata-se de uma semana dedicada à vida e obra de José Saramago, com o apoio de Pilar del Rio e da Fundação José Saramago, tendo em vista a realização de iniciativas várias como o peddy paper, ou cinema ao ar livre


Unidades Aplicadas:
 Marketing comercial (aliar a base do parque à cultura e educação e alternativas saudáveis de vida –posicionamento e Imagem de marca).
Fidelização de clientes (animação de fim de semana)

Assistência na recepção: atendimento telefónico; aconselhamento de visitas turísticas aos campistas, através da entrega de prospectos, especialmente quando a D. Amélia estava ocupada; análise do mapa de erros do novo sistema informático, monitorizado pela coordenadora. Lançamento de movimentos.
Unidades aplicadas:
Atendimento telefónico (do ponto de vista de transmitir Alegria boa disposição e dinamismo)
Atendimento (saber ouvir, dar feedback….)
Software Primavera (o programa permite fazer todo o registo de movimentos como serviços adicionais, como ferro ou máquina de lavar e electricidade, e entradas e saídas, facturação, só para referir alguns exemplos.


Conclusão:
A formação prática em contexto de trabalho foi deveras estimulante e motivadora para outras experiências que venham a seguir. Consegui acompanhar o funcionamento do clube, a sua estratégia e a sua missão, através do contacto do dia-a-dia com diferentes aspectos que se prendem com a forma como o Clube/Parque conseguem um posicionamento de mercado, altamente credenciado. Todas as minhas actividades, se direccionaram para a exploração desta Imagem, para o combate da sazonalidade da actividade campista e para a promoção do Parque e sua animação, apostando no Marketing de Relacionamento, ou seja, desenvolvimento de parcerias com instituições que estejam relacionadas com a Cultura e Campismo.






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