.... "intervalo para o conhecimento"
Curso:
Técnico ComerciaL
Estagiária:
Carla Vera Pinto
Local de
Estágio: Parque de Campismo Penedo da Raínha
Localização:
Amarante/Portugal
Início: 16
de Dezembro de 2013
Fim: 31 de
Janeiro de 2014
Entidade
Gestora: CLUBE DE CAMPISMO DO PORTO
Breve História
O Clube de Campismo do Porto surgiu em 1947,
na sequência da Associação de Campismo do Porto, tendo congregado vários
praticantes de desportos ao Ar Livre, tal como o Campismo. Esta, actividade
quando surgiu já em Forma de Clube de Campismo do Porto, na altura tinha muitos
adeptos no Porto. As pessoas iam acampar sozinhas, ou em grupos ou grupos de
escuteiros, o que na altura, podia ser considerado Subversivo, pois António
Oliveira Salazar proibía o associativismo. O que não espanta que, em 1955,
tivesse sido submetido a uma comissão administrativa. Outra curiosidade/facto
sobre os dirigentes desta organização, é que uma grande parte dos seus
presidentes eram comunistas. Apesar, de nos Estatutos, o CCP não defender
qualquer ideologia política, o seu peso histórico, parece ser um dos aspectos
positivos a explorar, no meu entender, sendo uma das Forças e Oportunidades que
referi, na Análise Swot que elaborei – Forças, Fraquezas, Ameaças e
Oportunidades, podendo esta aliar-se a uma forte campanha institucional que,
neste caso, me parece ser a mais adequada. Ou seja, relevar para 1º plano, a
“Atitude” do Clube, organização altamente conceituada pelo seu desempenho e
políticas de combate a contrariedades, inerentes à actividade. Outro aspecto
que poderá ser explorado: simbolicamente traduz os valores da Amizade e da
Liberdade, estando estes bastante associados ao campismo.
O Clube tem cerca de 5 000 associados e está
delineada uma estratégia comercial, uma vez que para a sua óptima subsistência
tem de gerir de forma a não ter prejuízo nos seus Parques e na Casa Abrigo de
Belói, em Gondomar. No entanto, apresenta também subjacente, um cariz cultural
e educativo, sendo responsável por iniciativas várias, destinadas a crianças,
jovens e adultos, promovidas pelas suas secções de Montanhismo e Pedestrianismo
e, mais recentemente, de cicloturismo, as únicas em actividade, no momento.
A 29 de Outubro de 1979 é considerado
instituição de Utilidade Pública.
Objectivos da
Instituição:
a.Divulgar, promover e
orientar a prática e expansão das modalidades de Campismo, Caravanismo,
Montanhismo, Escalada Desportiva, Pedestrianismo e outras actividades de Ar
Livre;
b.Promover e favorecer actividades de índole cultural,
recreativa e desportiva;
c.Instalar, administrar e manter Parques de Campismo,
Casas-Abrigo e demais instalações necessárias às actividades praticadas pelo
Clube;
d.Participar e colaborar no intercâmbio entre Organizações
congéneres, nacionais e estrangeiras.", in Estatutos
São estes os
objectivos fundamentais, proporcionando uma grande margem de manobra para
acções estratégicas que visem promover o Clube, os seus serviços, associando os
seus serviços a uma Imagem de Marca conceitada na área do Campismo e por
extensão, noutras áreas como Cultura, Arte e Educação, por exemplo, garantindo
alternativas de lazer e férias várias a todos os seus associados e, no fundo, a
todos os que "nos" preferem. Isto implicou uma forte análise de
mercado, incidindo esta, sobre factores internos e externos, ligados à
actividade, tendo concluído, neste período de estágio, que as perspectivas são
então positivas, na medida em que cada vez é maior, o número de pessoas que
escolhem férias activas, na procura de novas emoções.
O C.C.P. é composto pelos seguintes Órgãos:
a.Assembleia Geral
b.Conselho Geral
c.Presidente
d.Direcção
e.Conselho Fiscal
f.Conselho Disciplinar
Apresentação do Parque
de Campismo Penedo da Raínha
Quanto ao Parque de
Campismo Penedo da Rainha, o Clube inicia a sua administração em 1998, sendo um
espaço mais para a prática de actividades ao ar livre, pela proximidade do Rio
Tâmega (existindo várias praias fluviais) e das Serras do Marão, Alvão e
Aboboreira, enquanto o Parque de Esmoriz, é um parque de Praia, tendo agora ao
dispor um Parque de Autocaravanas que a direcção também tem como objectivo, divulgar.
Com uma área de 90 000 m2, e lotação para 500
pessoas, o Parque está dotado de caravanas e bungalows para aluguer, totalmente
equipados. Dispões de alvéolos com sombra abundante, em 70% da área acampável,
com uma vegetação abundante e diversificada (choupos, abetos, carvalhos,
pinheiros, sobreiros, plátanos, castanheiros, etc). Um aspecto importante para
refrescantes pausas em alturas de altas temperaturas. Localiza-se a 1300 metros
do centro da cidade de Amarante, muito rica em património histórico/ Cultural,
sendo por isso muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros.
Apresentando potencialidades tanto para se promover o Turismo Cultural, como o
Turismo Religioso, ou o Turismo de Aventura. Parecem portanto, serem inúmeras
as possibilidades a explorar, no sentido de garantir um trabalho original e
eficaz de "assistência" na Comunicação da organização.
O campismo é a
actividade principal da empresa, apesar de animações várias são realizadas no
Parque todos os anos. As modalidades, é a tenda, a caravana, ou o aluguer de
Bungalows e caravanas. Refira-se que se trata de uma oferta marcadamente
sazonal com um grande fluxo de turistas no Verão e um movimento reduzido no
Inverno. Sendo este um dos principais obstáculos a "contornar". No
fundo, todo o meu trabalho se centrou directa/indirectamente neste objectivo
nuclear e que pode inverter de forma gritante, a tendência para se associar o
campismo no Inverno, ao desconforto, por exemplo. A minha acção também abarcou
a conquista de mercado e de posicionamento, tanto a nível nacional como
internacional. Isto implicou um estudo de diferenças turístico/culturais, as
diferenças de necessidades etc. Por exemplo, os campistas estrangeiros, aliam
as actividades ao ar livre ligadas ao campismo, com mais preocupações
ecológico/ambientais, do que os turistas portugueses.
Quero
acrescentar que tendo por base o que aprendi e assimilei na componente teórica
do Curso Técnico Comercial, a apresentação das minhas ideias e iniciativas,
especialmente na área da promoção/animação, por exemplo, do Parque, apresentam
custo zero ou um investimento bastante reduzido, defendendo uma estratégia de
parcerias e de Política de Responsabilidade Social, em proporção aos resultados
comerciais daí decorrentes.
TAREFAS REALIZADAS
•A 17 de Dezembro de
2013, visita à sede do Clube de Campismo do Porto, sito na Rua D. Manuel II,
nessa cidade, para primeiros contactos e conhecer melhor as suas necessidades,
enquanto organização. É a entidade gestora do Parque de Campismo Penedo da Raínha.
Recolha de informações sobre a História do clube, missão e necessidades
"Imediatas". Visita à Sala da Direcção, ao Museu e aos Serviços
Administrativos. Após a reunião de algumas ideias, sugiro o Marketing de
Relacionamento e a importância das parcerias, algo que já é feito mas em
dimensões reduzidas. Como base na Imagem que o Clube pretende transmitir para o
exterior, pareceu-me que seria importante as instituições escolares, artísticas
e desportivas e, claro, nos tempos que correm, o 4º Poder: os mass media, sendo
estes, fundamentais e também eles responsáveis pela formação/educação das
populações.
Unidades aplicadas:
Comunicação e Relações Interpessoais
·
Conceito
de empatia e assertividade
·
O
relacionamento interpessoal que resulte na transmissão de uma mensagem clara e
eficaz
·
Comunicação
não verbal
Gostei muito da forma como a Direcção
do Clube me recebeu, fornecendo-me toda a informação considerada útil, para me
inteirar sobre a estrutura/funcionamento da organização e, deixando abertura,
para ideias e iniciativas, na área da comunicação, uma das minhas tarefas, para
além da assistência na recepção.
Plano de Marketing: estudo do posicionamento de mercado, e do
estilo das parcerias a encetar/ a continuar. Aposta na educação/arte/desporto e
Mass media.
Técnicas de Vendas: Marketing de Relacionamento
Publicidade: Pub institucional, press release
•Leitura dos Estatutos do Clube; investigação sobre itens
vários ligados ao Campismo, ao Clube, à cidade de Amarante através de pesquisas
na net, leitura de revistas especializadas, prospecto informativos e turísticos
etc...
1.Acampar (várias
edições) - orgão informativo do Clube, destinado aos associados, para dar a
conhecer as suas políticas de actuação e actividades etc
2.Boletim da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
3.Roteiro Campista, este especialmente para estudo da
concorrência e ter uma ideia geral sobre os preços;
4.Prospectos turísticos sobre Amarante e Rota do Românico,
que também abrange o Vale do Sousa, em Inglês, Francês, Espanhol e Português
5.Pesquisa na net: temas vários que me parece interessante
explorar e que poderiam levar a informações "curiosas e criativas" da
Actividade em si, por um lado e sobre as potencialidades turísticas do meio -
Amarante - que se insere o Parque, por outro: "Fogo de Campo:
Mitologias/Lendas"; Consequências para a economia a actividade campista;
Campismo como criação/extensão de relações sociais; Campismo e Saúde; História
secreta do campismo em Portugal, Líderes Comunistas do Clube de Campismo do
Porto e a sua Acção; Campismo e instinto de Aventura, etc...
Unidades aplicadas:
Marketing – Principais variáveis – “produto, preço,
distribuição e comunicação”
Marketing Comercial – encontrar formas originais de
divulgação/promoção, no sentido de marcar um posicionamento conceituado
PUB – Elaboração de um Press para público estratégico que
tivesse como objectivo de uma forma informativa e artística ao mesmo tempo,
apresentar o Parque a certas instituições/organizações, como consulados ou
Associações de Desenvolvimento local, ou Regiões de turismo nacionais e
internacionais;
Comércio – missão e estratégia da empresa
Documentação – Carta de Apresentação
Técnicas de Venda – como promover a baixos custos ou “à
boleia”; conhecer o serviço, a organização e ser elemento participativo na
divulgação desta (Empresa comercial);
Comunicação e Relações Interpessoais e Arquivo.
·
Estudo
aprofundado sobre o Pedestrianismo, inclusive entrevista ao Psicólogo Ricardo
João, que trabalha com os melhores psiquiatras da Ordem; investigação sobre as
diferenças culturais nos praticantes da actividade estrangeiros e portugueses:
- os estrangeiros têm uma maior
preocupação ambiental, gastam mais dinheiro nas rotas, utilizam menos carro e
recorrem a informação “oficial” (em vários países, como a Áustria ou a Noruega,
as entidades oficiais são as grandes responsáveis pela informação sobre o
pedestrianismo) – dá outra imagem – consequências massivas a nível de
divulgação; trabalho externo: pesquisa de rotas menos divulgadas, no Posto de
turismo, câmara e através de associações de desenvolvimento local, ex: Viver
Canadelo: Rota do Marancinho e Rota de S. Bento.
Unidades aplicadas:
Plano de Marketing: força/oportunidade;
Marketing Comercial: investigação sobre o serviço a promover
e a potencializar
Comunicação e Relações Interpessoais: exploração do tema
“Pedestrianismo”
Publicidade: Campanha publicitária “Shocking”: artística e
ecológica, e documental, essencialmente captando mercados estrangeiros – vai de
encontro à visão deles que alia o ambiente à importância da Arte na formação da
consciência Humana. Muito informativa pode passar desconhecida ou tornar-se
maçuda, provocando os efeitos contrários ao pretendido: promover e levar ao
consumo de um serviço, no caso o campismo. Estudar parcerias para a
Comunicação.
Documentação, Técnicas de Vendas, Arquivo por assunto
Software Primavera -
(criação de um sistema informático mais social, que permitisse ao Clube,
comunicar gratuitamente em situações de informação sobre as actividades,
convites, felicitações (Fidelização de Clientes, Inglês- Vendas), à semelhança
do Primavera, líder de mercado em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Portugal)
Nota: Não se trata de um mercado canibal. A concorrência é
encarada de uma forma saudável. Se ler mos o Estatuto, um dos objectivos aqui
referidos do CCP, são “intercâmbios com congéneres nacionais ou estrangeiras.
Uma visão de cooperação do mercado – marcar posicionamento como Nação
portuguesa: consequência. Ex: Acampamento Inter-sócios, que anualmente decorre
no Parque de Campismo Penedo da Rainha, em Amarante e outras iniciativas
organizadas entre vários Clubes e associações ligadas ao sector do Campismo.
·
Análise
Estatística do fluxo de estrangeiros em 2012/2013 – estudo das origens, tempo
médio de estada, variações etc …. Conlcusão: apesar de uma forma geral, os
campistas terem decrescido – a direcção atribui este facto à crise geral –
aumentou o número de estrangeiros.
·
Sugestão
para Caixa de Sugestões e solicitação de emails a turistas estrangeiros, como
forma de acompanhar e fidelizar;
Unidades aplicadas:
Técnicas de Vendas e Gestão de Stocks
Marketing Comercial, Plano de Marketing e Inglês Gestão de
Stocks – estudar possibilidades de novos mercados o que implica o estudo do
segmento –alvo, na procura de potencializar novas áreas de intervenção e de
como facilitar o acesso – a nível de informação nas saídas rodoviárias
principais e em locais estratégicos, do Parque de Campismo de Amarante.
Fidelização de Clientes
e Inglês – Acompanhamento pós-venda
Publicidade – sugestões de cooperação com instituições
escolares, de desenvolvimento loval, e oficiais como consulados etc, para a
aposta numa imagem conceituada e altamente credível e por inerência, a Política
de Responsabilidade Social
Softaware Primavera (visita de estudo às instalações: ficamos
a conhecer a política de responsabilidade social da empresa) facilita a promoção/divulgação da instituição. A PUB e
a forma como a mensagem é direccionada, tem a responsabilidade de “tornar
comum” ao comunicar através dos mass media e, Vender.
·
A
20 de Janeiro reunião com o agricultor/formador biodinâmico Henrique Bastos, no
sentido de me informar sobre este tipo de agricultura, que em pequenas áreas e
com poucos recursos, garante uma produção para a família e ainda para ter
rendimentos. Esta ideia veio de encontro ao facto de ter tido conhecimento que
existia alguns campistas que faziam umas experiências de cultivo no interior do
Parque de Campismo.
·
Elaboração
de um questionário direccionado: especialmente destinado a
licenciados/agricultores das várias áreas e associações de desenvolvimento
local. Objectivos: interligar conhecimentos num tipo de agricultura sustentável
e ver a receptividade dos “campistas/população” a um workshop, que ensinaria a
criar uma horta.
·
Sugestão
de animação para fins de semana, recorrendo a artistas da terra, como expressão
dramática, conciliada com música, poesia, fotografia, etc (animação dos
campistas residentes;
·
Participação
na Jangada Saramaguiana, através da realização de um acampamento. Trata-se de
uma semana dedicada à vida e obra de José Saramago, com o apoio de Pilar del
Rio e da Fundação José Saramago, tendo em vista a realização de iniciativas
várias como o peddy paper, ou cinema ao ar livre
Unidades Aplicadas:
Marketing comercial
(aliar a base do parque à cultura e educação e alternativas saudáveis de vida
–posicionamento e Imagem de marca).
Fidelização de clientes (animação de fim de semana)
Assistência na recepção: atendimento telefónico;
aconselhamento de visitas turísticas aos campistas, através da entrega de
prospectos, especialmente quando a D. Amélia estava ocupada; análise do mapa de
erros do novo sistema informático, monitorizado pela coordenadora. Lançamento
de movimentos.
Unidades aplicadas:
Atendimento telefónico (do ponto de vista de transmitir
Alegria boa disposição e dinamismo)
Atendimento (saber ouvir, dar feedback….)
Software Primavera (o programa permite fazer todo o registo
de movimentos como serviços adicionais, como ferro ou máquina de lavar e
electricidade, e entradas e saídas, facturação, só para referir alguns
exemplos.
Conclusão:
A formação prática em contexto de
trabalho foi deveras estimulante e motivadora para outras experiências que
venham a seguir. Consegui acompanhar o funcionamento do clube, a sua estratégia
e a sua missão, através do contacto do dia-a-dia com diferentes aspectos que se
prendem com a forma como o Clube/Parque conseguem um posicionamento de mercado,
altamente credenciado. Todas as minhas actividades, se direccionaram para a
exploração desta Imagem, para o combate da sazonalidade da actividade campista
e para a promoção do Parque e sua animação, apostando no Marketing de
Relacionamento, ou seja, desenvolvimento de parcerias com instituições que
estejam relacionadas com a Cultura e Campismo.
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