"República Catalã. A procura da Identidade; A LIberdade que "Apaixona"

Opinião

O artº 155 da Constituição Espanhola que suspende "autonomias" e auto gestão de territórios, portanto, é de índole "franquista", ou seja de "anexação". Faça-se História! A economia não pode nunca sobrepor-se à Cultura, modelo do social e a base da Identidade. A corrente nascida dos espiritualistas usavam a expressão original e "sábia" "Ponto de Contacto", isto é, quando o espiritual "toca" a matéria ou em palavras próprias digo "Energia crossing matheria" E, o mais alto ponto de espiritualidade de um colectivo seria a "memória". Madrid asfixia a "memória dos povos" em processo de "assimilação" o que é diferente não se pode adicionar nem sobrepor.
     Vivem-se sociedades de visões "intimistas", nas palavras de Richard Sennet quando a "Autodirecção" impoõe-se à "Heterodirecção". Até para haver coesão e assegurar o desenvolvimento "lógico emotivo"; Criaçlão de símbolos científicos e artísticos que não esgotem o real, trabalhando-o. Em permanente Evolução. Transbiologia pergunta O "Adn é Cultural" pergunta


     Madrid sufoca a espontaneidade dos "ligames" sociais e da Imaginação colectiva dos povos. Simbolismo. A emoção acima da razão. E a consciência começa por ser um sentimento, dizem os manuais de Neurociência. A busca de Identidade através dos movimentos regionalistas que têm por base, raízes anarquizantes. Tantos exemplos, os corsos, os bretões, os bascos, etc etc ... Distinguem-.se no entanto, da defesa do direito à diferença "que tanto tem mobilizado os segregados e os oprimidos: Não se trata naquele caso, de uma Identidade de desqualificados sociais, mas da afirmação de uma comunidade de referência, baseada numa diferenciação cultural própria", pode ler-se em António Teixeira Fernandes, pp. 49, "Para uma Sociologia da Cultura" É a mais alta concepção do sentimento de pertença a um projecto colectivo, do qual se sente parte integrante. Cultura como "integração"

Foi uma maioria que em Dezembro de 2017, se identificaram com uma Catalunha Livre. Rumo ao desenvolvimento "comunitário" estabelecendo laços coesos e fortes no Todo. Efeito-reflexo, Identidade. "Colectivismo" e associativismo, A arte saiu à rua num dia assim "O pintor morreu?"

     Está em emergência um tecido social mais "empático" do que "Racionalizado" .... Mariano Rajoy, é racionalista. A Catalunha o "contrário". Representa O homem que aspira a ser Livre o Homem apaixonado Com o aparecimento de grupos onde predomina o movimento de uma "desindividualização" consubstanciado "na partilha sentimental de valores, de lugares ou de ideais" Será o devir efervescente da Consciência Colectiva? Alguns sociólogos da modernidade, apontam para uma nova forma de "tribalismo", ou seja, "tribos que fogem à racionalidade instrumental da sociedade moderna e à lógica de dominação que nela se desenvolve e... buscam...As amizades que se justificam por si mesmas; por vezes sem projectos definidos e objectivos concretos". O poder centralizador é "impessoal" mutilador no seu mecanismo de funcionamento. Está inerente uma ordem de autoridade "política", "mando-obediência" O artº 350 da Constituição venezuelana permite a desobediência civil e a n/ obediência a quaisquer autoridades que viole os direitos e as garantias dos cidadãos. A Liberdade, segundo ONGs nunca esteve tão em causa nos últimos doze anos como em 2017. Os territórios explorados de um ponto de vista tradicionalmente "mecanicista" ou seja, por "mais valia" é um dos principais argumentos dos movimentos regionalistas e de quem os defende. O pensamento não é uma mecanicista, diz Bergson em As teorias do Pensamento contemporâneo. "Mundos mentais"? Non veros? Levaria à era da "Grande Ilusão"?! Democracias autocracias camufladas em regimes "Libertários e Libertadores" A liberdade não se pede. A liberdade não se Dá. A liberdade Conquista-se! Ora, numa galáxia onde coexistem mais de cem mil milhões de universos paralelos, quais seriam as consequências de uma "não" programação do real...: "Intelectualizado"? Numa dimensão de massas, os corpos anónimos sem o instinto de sacralidade, perdem-se em "redes e circuitos integrados"como advertia Jean Baudrillar.Que nem uma "computação" e a aquisição de uma "Nova" configuração, "Inconsciente colectivo" quando "Sentir é tudo" O real torna-se a Verdade. "vacuum na experiência Sensorial" ...traduzindo para um campo colectivo seria o extermínio da Paixão da Energia, da Liberdade, da Vida Humana A Catalunha é um exemplo "vivo" de luta pela dignidade e a ascensão a estatutos de existência Superiores que a "Heterodirecção" não permite. Anulam-se concepções; Revisita-se a História, Puidgemont exilado na Bélgica deve assumir as suas funções no governo legítimo da Catalunha, ou será Espanha, também, um dos países em alerta em que as "autocracias" são cada vez mais comuns, estando a "democracia em causa"?




Comentários