Nós, os de Orpheu
Exposição na Biblioteca ou uma estranha vibração da sensibilidade
1915 – “Assinarei assim (se você concorda) Mário de Sá-Carneiro, Director do Orpheu. Se você não acha bem, e acha preferível, pôr Poeta sensacionista, cabalístico, metafísico, intersecionista, opiado etc, por mim é-me indiferente”. Era assim que desde Paris, Mário de Sá Carneiro escrevi a Fernando Pessoa e a um grupo de “Loucos” poetas que, em Portugal, avançavam com o que viria a ser o “primeiro grito do Modernismo” e a abertura à explosão da Europa da altura.
A Orpheu revelou-se um choque para as letras e para a sociedade ainda envolvida nas tendências novecentistas. Esta publicação, que viu a luz do dia, com duas edições que causaram polémica, a 1ª em Março de 1915 tinha Fernando Pessoa, como seu lúcido porta-voz ou o “mestre do oculto”. O autor de A mensagem, dizia mesmo que “espalhada a ideia de que os de Orpheu seriam todos loucos, ao ponto de se recomendar o seu internamento num manicómio”, Orpheu tornou-se um êxito de Livrarias! O tom era de “provocação” , “confronto”, e “transformação social”. Como diz Raul Leal, “pela 1ª vez em Portugal, ergueu bem alto, ideologicamente o estandarte da revolta contra velharias mais ou menos académicas que se pretendiam mumificar o pensamento antigo, em vez de procurar rejuvenescê-lo, dando lhe uma nova seiva vivificadora, que de modo algum o desvirtuaria”. Estes “cavalheiros” a raiar o “Insano literário” e a extravagância, para eles, tudo seria óptimo para “provocar e agitar”… Até o convite de Pessoa, com a protecção de Mário de Sá Carneiro, a Ângelo de Lima, um artista portuense hospitalizado em Rilhafoles – Hospital psiquiátrico Miguel Bombarda), onde viria a morrer com 41 anos torna-se um acto de “rebeldia”  que pretendia “oficialmente” que a revista passasse a ter um poeta louco, satisfazendo assim, os rumores da imprensa e ao puritanismo que se seguia na altura.

“A única realidade da Vida é a sensação”


… “e a Arte é a sensação multiplicada pela consciência”!! Quais eram as ideias bases destes sensacionistas, que se reuniam na Brasileira do Chiado ou do Rossio, ou nos “Irmãos Unidos” para tertúlias inesgotáveis e que atingiam uma mistura de panteísmo, talvez sobrevivente do saudosismo de Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra. Ou a concepção da Natureza, em que carne e espírito se fundem totalmente em algo que transcende a ambos. “A interpenetração da Poesia, do Espírito e da Matéria, com um simbolismo francês… Recorde-se que Orpheu era a abertura à Europa e ao cosmopolitismo, tendo por isso também como influência o futurismo, o cubismo e outras coisas contraditórias.
A sensação seria então a chave de tudo. “Sentir é criar”, defendiam e por isso, manifestavam-se anti religiosos, Deus só poderia ser um elemento estético de … mistério por exemplo. Porque para estes, os de Orpheu, o cristianismo só veio mutilar ou distorcer a sensação e a sua apreensão enquanto pensamento ou Ideia, no Espírito, trazendo uma confusão de “sugestões” que impedem a “atenção espiritual” no objecto exterior, ou no Sentimento (interior) e a sua … memória intima e clara. E a sensação desdobra-se em múltiplas sensações sem esgotar o real circundante.  
Orpheu é também o elo transatlântico, com colaborações de poetas brasileiros ou Luis de Montalvor (1891-1847) que Fernando Pessoa dizia, anos mais tarde “vive num mundo seu, como todos nós, mas vive com vida num mundo seu, ao passo que a maioria, em versos ou em prosa, morre o universo que involuntariamente cria”. Também chegou à Galiza! Amadeo de Souza Cardoso, que cresceu artisticamente em Paris, era o convidado para a 3ª edição, que nunca saiu para as bancas… Uma revolução por página, é caso para dizer. Morreram quase todos novos, perdidos numa espécie de demência, tamanha a lucidez. O que se passou?
“As coisas são mais intelectualmente profundas, mais sentidas com o coração … no cérebro, para falar de uma forma sensacionista”! 
Exposição que celebra o centenário de Orpheu para transportar para o presente, a loucura demasiado sana de um colectivo que foi “uma pedrada no charco” e agitou consciências.


Comentários