"Guardiâs do Tempo"

b.b "Todavia lembra Aristóteles a existência do vazio ao contrário de possibilitar o movimento, inviabiliza-o. "Observando bem" refere, "aqueles que pretendem que o vazio seja uma condição necessária do movimento, chegam à conclusão contrária, a saber: que é impossível que alguma coisa se mova se o vazio existir(...) Como é possível existir um movimento natural se não existe qualquer tipo de diferença, isto no vazio e no infinito? Porque no Infinito não existe nem cima nem baixo, nem centro; no vazio o baixo não difere em nada do alto" o influxo das ideias do baixo no superior "Esta negação do vazio por parte de Aristóteles decorre da exigência de uma ordem cósmica em que todo o corpo tende ... para o seu lugar natural.

Alexandre Koyré,
Études Galiléenns, Hermann, 1966,p.23

"o vazio (o espaço euclidiano) não é compatível com a ideia de uma ordem cósmica: no vazio, com efeito, não só não há lugares naturais, como não há sequer quaisquer lugares. Por isso, a noção de vazio não é compatível com a de movimento/processo. Nem sequer talvez, com a de um movimento corporal e real. O vazio não é nada, e colocar qualquer coisa nesse nada é absurdo. No espaço geométrico só se podem colocar corpos geométricos; não se podem lá colocar corpos reais".

pp.52 "mas num universo limitado, o movimento pelo menos ao nível do supra lunar, terá de ser circular, já que este é o único movimento uniforme e eterno compatível com um Universo "finito"... Aristóteles diz que "somente o movimento circular será único e contínuo, porque é um movimento que procede de si mesmo até si mesmo, enquanto que o rectilíneo procede de si mesmo para outro (...) não reúne o fim com o princípio "oitavo círculo" anulado ? intraplanetarium  ... conected by the veins ..... Systemas adaptativos complexos ... "Pelo contrário, o circular une-os e só ele é perfeito".

     todo o universo terá esta forma perfeita, e ele, enquanto um todo, não está num espaço, o que faz com que seja limitado, porque fora do universo, do todo, nada existe"... "O movimento circular, aquele que é perfeito, é próprio dos astros supra lunares, e porque circular, é feito em torno de um centro - a Terra.

     Terá sido Pitágoras o primeiro a utilizar a palavra Cosmos para se referir ao universo ordenado e a veneração da dezena, faziam postular dez corpos celestes (ainda que tivessem que inventar um - a Antiterra . para justificar a dezena) estando no centro o fogo, em torno do qual giravam os restantes  corpos num movimento circular "Guarda de Zeus"

Importante,
(...)
assim o fogo central não é o Sol. Este é uma mera lente que reflecte a luz do fogo e, com os restantes oito(8) planetas (onde se inclui, além de Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno - a Lua, a Terra e a Antiterra), gira em torno dele, estando a envolver todo esse sistema solar sui generis - onde o movimento circular dos astros produz, supostamente, acordes musicais - a esfera dos astros fixos numa imobilidade eterna.

Comentários