A 16 de abril, em antestreia em Amarante, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, pelas 22h00, na presença do realizador.

“O último segredo da Arte Moderna”


… Amadeo(1887-1918)!!! O filme de Cristophe Fonseca, vai estar em ante-estreia, dia 16 de Abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso- Trata-se de uma visão sobre a vida intensa, e a obra meteorito deste pintor amarantino, a apresentar em Paris, no Grand Palais, em breve: a partir de 20 de Abril, numa grande exibição organizada por esta fundação e pela Reunião dos museus nacionais – Grand Palais.

Um século depois do seu desaparecimento, o filme mostra correspondência, incidindo sobre o percurso daquele que foi a mentor vanguardista parisiense, no período anterior de I Grande Guerra. Artista que viveu em Paris, “o centro eufórico de todas as rupturas” onde tudo acontecia e era inspiração para Amadeo, que era cosmopolita e urbano, por vontade e determinação”. E, claro, aborda-se também, o retorno à pacatez rural e campestre de Manhufe, uma forma de Sentir Amarante que sempre transpareceu na sua obra. Amadeo combina nas suas telas, os elementos do “mundo do campo”, e os elementos característicos do mundo moderno com a mesmo dinâmica e, sem hierarquia explicita: “cruza o lugar da origem com a vertigem das máquinas, os manequins mecânicos das lâmpadas eléctricas e reclamos publicitários, das emissões de rádio dos perfumes e do champagne”. A mostra e o filme, na qual se baseia, incorpora ainda obras dos artistas que lhe foram mais próximos, e que faziam parte do ser círculo modernista, os que faziam a ruptura com os cânones da arte representativa como Modigliani, Brancusi ou Sónia e Robert Delaunay, que se refugiaram em Portugal, com o estoirar da I Guerra. Amadeo, era um Pintor que expressava as diferentes tendências revolucionárias do seu tempo, manifestando influências do impressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo entre outras tendências da época! Um “cúmplice das revoluções estéticas do seu tempo”! A sua morte prematura aos 30 anos, no final da I guerra mundial, afastou-o da consagração artística e da história internacional de Arte. Citando o historiador da Arte norte-americano, Robert Loescher, Amadeo de Souza Cardoso é “um dos segredos mais bem guardados da arte moderna”. Filme a ver, em Amarante, entre as raízes da tradição e a vanguarda Futurista”, Amadeo!

Comentários